O EVANGÉLICO

Redes Sociais na Hora do Culto

É fato que os smartphones se tornaram parte do nosso dia a dia, um objeto que nos acompanha por onde. Alguns não conseguem desgrudar do seu aparelho em momento algum e pra esses ficar algumas horas sem conferir suas notificações parece uma eternidade.

É dentro desse contexto que muita gente mesmo na hora do culto utiliza seu celular para permanecer conectado e isso gera uma certa polemica pois alguns acham boa ideia enquanto outros pensam que isso pode ser ruim.

Mas afinal, smartphones na hora culto ajudam ou atrapalham?

Praticidade

Sem duvidas é mais pratico ter a Bíblia no celular do que carregar o livro físico com você. Claro que o mais importante é o conteúdo da Palavra de Deus e não apenas a imagem do Livro da capa preta, como se falava no passado.

Algumas pessoas vão do trabalho ou de algum outro lugar direto pro culto e teriam, talvez, alguma dificuldade pra carregar o livro. Para esses é ainda mais prático levar apenas o celular pois ali está a sua Bíblia.

Atenção Dividida

O ponto a debater é que no seu smartphone você não tem apenas a Bíblia. Ali está o acesso a todo o mundo virtual e em especial as suas redes sociais (ressaltando que alguns tem mais de uma dúzia). Em muitos momentos isso pode se tornar um problema por interferir na sua concentração.

Uma simples notificação atrai a sua atenção e leva alguns segundos até você retomar a concentração. Acessar sites ou redes sociais distrai o cérebro em qualquer ambiente onde você estiver e não seria diferente na Igreja.

O culto precisa ser racional (Cf Rm 12:1, 2) e a mente precisa estar focada na adoração. Não importa se você esta apenas dando uma checada, o ponto é que você está se distraindo e perdendo o senso de adoração.

Algumas Dicas

Baixe a Bíblia no seu celular – Existem alguns Apps e programas onde você pode fazer o download da Bíblia. Dessa forma você não precisará acessar a internet na hora do culto.

Desative as notificações – Muitas pessoas fazem isso principalmente no ambiente de trabalho. Especialistas afirmam que isso aumenta os níveis de concentração e produtividade. Então que tal ter um culto totalmente produtivo onde você consiga se concentrar pra ouvir a voz de Deus?!

Guarde o celular – Algumas pessoas não conseguem se controlar se estiverem com o celular na mão. Se esse for o seu caso a melhor solução é deixar o celular em casa ou guarda-lo na bolsa. Lembre seu cérebro precisa de concentração e foco para aproveitar uma atividade.

Conselhos Finais

Mais importante que se atualizar em suas redes sociais é se conectar com o Criador do Universo. Seu cérebro é limitado e você precisa sim colocá-lo à disposição para falar com Deus e para ouvir as respostas Dele.