O EVANGÉLICO

Por que Preciso Perdoar?

Após a entrada do pecado conviver em comunidade tornou-se um desafio. Somos pessoas diferentes e nem sempre é fácil harmonizar ideias e conceitos.

É exatamente na convivência mais íntima onde muitas vezes os limites não são respeitados e assim as pessoas se machucam emocionalmente. Principalmente no contexto familiar não dá pra contar nos dedos quantas vezes o cônjuge, os pais e filhos fazem ou falam coisas que geram feridas.

Nessas horas você só tem duas opções: perdoar e seguir em frente ou guardar a mágoa e fingir que está tudo bem. Qual tem sido a sua atitude?

Não se Isole

Vale à pena ressaltar que você não é uma ilha e não pode viver sozinho no mundo. Todo mundo precisa de um lar, uma família, e se alguém não tem isso é bem provável que sofra de algum tipo de carência emocional, pois isso faz parte do desenvolvimento natural de um ser humano.

A tendência natural é querer se afastar das pessoas quando elas não satisfazem nossas expectativas. É na hora da dor que somos mais provados e diante dos desapontamentos que temos a chance de amadurecer. Colabore para um ambiente de paz. A Bíblia afirma que é agradável viverem unidos os irmãos (Cf Sl 133:1)

Perdão Divino

A Bíblia revela que o perdão de Deus é um ATO (Cf 1Jo 1:9), baseado em Seu amor (Cf 3:22, 33) e demonstrado de forma plena na entrega de Jesus na cruz (Cf Jo 3:16). Os pecados confessados são esquecidos por Deus (Cf Mq 7:19), não porque Ele sofra de amnésia, mas porque Ele não leva mais em conta.

Quando Deus perdoa o assunto está encerrado. Ele ainda dispõe o Seu poder para mudar o coração do pecador arrependido. Para o Senhor o perdão é um ATO.

Perdão Humano

Já conheci pessoas que infelizmente tem uma certa dificuldade em perdoar. Lembro de uma vez que alguém me falou que talvez perderia a salvação porque odiava os próprios pais. Outra pessoa me disse que não conseguia perdoar a esposa por algo que ela havia feito de errado.

O fato é que o perdão divino é um ATO mas o perdão humano é um PROCESSO  que começa com uma Decisão. Alguém afirmou que “mágoa e rancor são venenos que você toma e espera que a outra pessoa morra”. Cultivar esses sentimentos em seu coração só irá te adoecer a alma e o corpo.

Conselhos Finais

Talvez leve um tempo pra que você sinta o seu coração leve e pra que o relacionamento seja restaurado. No entanto, lembre, o primeiro passo é decidir perdoar. Aos poucos você poderá vencer tudo isso. Só entenda que o perdão é algo essencial pra você e sua família, pois ele é a chave para superar os desentendimentos na família.